O mundo curioso das células

AUTORA
Professora Rosi Aparecida Ferreira Leal, 5º ano B.

Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal José Nery estão estudando nas aulas de ciências sobre Células e para deixar as aulas mais interessantes, onde fosse despertado a curiosidade e pesquisa.

Foi realizada a leitura de textos, assistiram vídeo e realizarem atividades sobre o conteúdo, teve como desafio a confecção e reprodução do esquema da célula animal em forma de uma maquete, tendo como objetivo de Identificar na maquete as estruturas básicas da célula, fixando de maneira lúdica os nomes e dessas estruturas, promovendo aprofundamento no conteúdo.

A turma ficou muito feliz com o desafio lançado, e como gostam de realizar atividades práticas, fomos nos organizando para poder dar início a atividade. Muitos questionamentos viriam e um preparo prévio se torna fundamental.

A professora mostrou imagens de sugestões de como a atividades poderia ser realizada, e os alunos foram observando, questionando e tendo suas ideias, até mesmo em relação ao material mais apropriado para a realização do trabalho.

A turma foi dividida em grupos e combinaram quais materiais trariam para a realização da maquete. Uma questão muito importante que foi levado em conta seria a de poder organizarem e dividirem as tarefas, podendo trabalhar em conjunto, onde todos pudessem dar a sua contribuição, sem que sobrecarregassem os demais colegas. Trabalhando a responsabilidade.

No dia da aula, a professora relembrou quais estruturas fazem parte da célula animal, conversando sobre o que é uma maquete, sua função, mostrando na tv a imagem de uma célula para a confecção da maquete.

A atividade iniciou de forma tranquila, houve auxilio de grupos aos outros grupos, um momento muito interativo. A professora pode estar dando o auxílio de acordo com as dúvidas que foram surgindo, dando suporte também no momento de utilizar o material que foi escolhido.

Os alunos foram orientados durante a atividade, identificaram e nomearam as representações das estruturas da célula e após finalizarem apresentaram para os demais sua maquete explicando o que utilizaram para representar essas estruturas.

Após, as maquetes da turma ficaram expostas no corredor da escola para que os demais alunos pudessem ver o resultado do estudo. Foi muito produtiva atividade, trouxe a curiosidade de todas as turmas da escola, que diante as maquetes expostas, puderam pedir a orientação da turma, que foram explicar do que se tratava o trabalho exposto. Os alunos das outras turmas ficara total mente encantados com o capricho e organização da turma.

Houve explicações dadas aos professores e funcionários da escolas, que também prestigiaram o trabalho e esforço da turma.

Os alunos ficaram muito empolgados com todo trabalho, o trabalho em grupo foi muito rico, trouxe a troca de experiências e saberes, e questionamentos que foram sanados durante a aula e pesquisados na internet em fontes confiáveis, para que chegássemos nas respostas corretas.

A aprendizagem ocorreu no momento da avaliação realizada de forma oral e por escrita, deixando como resultado o trabalho teórico e prático da turma. Reforçando que o aluno aprende aquilo que ouve, vê e pratica.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que mudaram o mundo!

Ganhar é bom, mas dividir faz parte...