Mulheres que mudaram o mundo!

AUTORA
Professora Rosi Aparecida Alves Ferreira, 5º ano B

Na semana do dia internacional da mulher os alunos do 5º ano B da Escola Municipal José Nery puderam conhecer com mais detalhes a vida de 10 mulheres brasileiras e estrangeiras que mudaram o mundo. Com objetivo de pesquisar, ler, localizar informações e escrever sobre o assunto, analisando qual a importância do trabalho e luta desenvolvido por essas mulheres, valorizando a atuação da mulher em nossa sociedade.

Separados em trios, cada um recebeu o nome da mulher que iriam pesquisar com questões previamente sugeridas sobre sua vida e no tablet pesquisaram, leram, observaram imagens e escreveram sobre a vida, o que ela fez de importante, seus desafios e dificuldades para conquistar o que pretendia. Analisaram também a data em que essa mulher viveu e lutou pelos seus ideais, comparando com a data onde ocorreu o fato que se deu origem ao dia internacional da mulher.

A professora orientou e auxiliou nas dificuldades durante a atividade e ao final cada trio apresentou aos demais sobre sua pesquisa, dando a sua opinião se essa mulher realmente contribuiu para melhorar o mundo.

Também puderam comparar com as mulheres de sua vida, que são importantes, como suas mães, professoras, tias, avós e todas que mesmo não aparecendo nos livros de pesquisa, mas que são muito importantes para o meio social que as crianças estão inseridas. Onde ser mulher ainda é um desafio e que mesmo com tantos avanços na igualdade, precisamos lutar para que se concretize todos os direitos.

No dia seguinte ouviram a declamação do poema Dia Internacional da Mulher de Claudia Alencar e Renato Cesar, analisando o gênero textual, sua estrutura e características, onde foram desafiados a, em duplas criarem versos para a confecção de cartões que seriam entregues para as mulheres da escola.

As duplas escolherem para quem fariam seu cartão e sendo orientados pela professora, fizeram os versos e depois transcreveram para os cartões onde puderam expressar sua criatividade.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo curioso das células

Ganhar é bom, mas dividir faz parte...